Lavadiske

INFORMATIVOS


Dicas para evitar cheiro de mofo nas roupas


25/06/2018

Todo mundo já sentiu um cheiro desagradável nas próprias roupas em dias mais úmidos e frios.
 Muitas pessoas costumam chamar esse odor de “cheiro de roupa guardada”. Mas, na verdade, a melhor denominação para isso é mofo. Sim, o mofo!
Ele está associado à umidade e, por isso, quando os dias frios chegam é mais comum encontrar as roupas com odor estranho ou manchadas.Esse incômodo ocorre nos dias mais úmidos. Isso favorece a proliferação de fungos, que são os responsáveis pelo mau cheiro e pelas manchas. Você sabe como tirar o cheiro de mofo?

Durante o ano, ficam estocadas no guarda-roupa todas aquelas roupas de lã, veludo, camurça, couro, além de cobertores, mantas e edredons. O tempo, a umidade e a poeira fazem com que as roupas adquiram odores indesejáveis e que são os principais responsáveis pelas alergias respiratórias em adultos e crianças. Para preservar a sua saúde e a de suas roupas, o presidente do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo) José Carlos Larocca dá algumas dicas infalíveis.

Como evitar cheiro de mofo

Nem sempre todas as peças que estão em nosso armário são usadas com frequência. As roupas de inverno são o maior exemplo disso. Elas ficam guardadas durante as outras estações do ano e, por isso, ficam mais propensas a desenvolverem mofo.

- Se a roupa já estiver com cheiro, faça a limpeza mais adequada ao tipo de tecido. Assim, o primeiro passo nesse caso é retirar as roupas antes da chegada do frio. Depois, lave-as direitinho em um dia bastante ensolarado e seco.

Feito isso, é preciso estendê-las ao sol, pois assim o cheiro e as manchas são eliminados!

- No mercado, é possível encontrar alguns produtos, como amaciantes, que prometem prevenir o mofo, mas que, na verdade, só agem como paliativos. Nada dispensa a correta lavagem e secagem das peças feita por profissionais.

- Tenha sempre potes antimofo à mão, pois eles contêm partículas que absorvem a umidade do guarda-roupa e impedem a formação e proliferação de fungos.

- Mantenha a casa sempre ventilada, com as janelas abertas, possibilitando a circulação do vento em toda casa. É a melhor opção para manter o mofo longe dos cômodos;
- Deixe as portas do guarda-roupa abertas nos dias mais quentes e secos para que as peças possam respirar e arejar

- Mantenha os móveis de madeira sempre encerados, pois a madeira possui ranhuras, o que contribui para a proliferação de fungos. As ceras ajudam a aumentar a proteção contra o mofo;

- Bichos de pelúcia edredons e cobertores são muito grandes para serem lavados em casa. Além de poderem estragar a máquina, eles não ficam bem limpos. O ideal é procurar uma lavanderia especializada.

Fonte: ESCRITO POR MARINA LOPES








topo